18/10/2016 - Governo sanciona lei que prorroga o CAR até dezembro de 2017
 
Produtor poderá efetuar registro em Cadastro Ambiental Rural até o fim do próximo ano. Documento é pré-requisito para acesso a crédito e outros benefícios

O presidente da República, Michel Temer, sancionou o projeto de lei de conversão de medida provisória que prorroga o registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Agora, os produtores poderão fazer a inscrição de seus imóveis até 31 de dezembro de 2017.

O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, uma base de dados estratégica para o controle, o monitoramento e o combate ao desmatamento das florestas e da vegetação nativa do Brasil. Colabora também para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Esse cadastro também é importante porque é pré-requisito para que o produtor tenha acesso ao crédito rural e a subsídios. Ele também é uma exigência para o acesso à emissão das Cotas de Reserva Ambiental e aos benefícios previstos nos Programas de Regularização Ambiental (PRA) e de Apoio e Incentivo à Preservação e Recuperação do Meio Ambiente.

Com ele é possível a regularização das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal, a suspenção de sanções em decorrência de infrações administrativas e contratação de seguro rural.

Benefícios do CAR

O CAR também permite a dedução das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito para cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural-ITR, o que gera créditos tributários.

Dá, ainda, isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos, como fio de arame, postes de madeira tratada, bombas d’água, trado de perfuração do solo, dentre outros utilizados para os processos de recuperação e de manutenção das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito.

Como se inscrever no CAR

A inscrição no CAR pode ser feita junto ao órgão ambiental estadual ou municipal competente, que disponibilizará na internet programa destinado ao cadastro. Antes de a MP ser publicada pelo governo, o prazo final para os produtores rurais acabava em 5 de maio.
 
Fonte: www2.planalto.gov.br
 
 
Outros Notícias
 
TST sedia debate internacional sobre uso da inteligência artificial para agilizar a Justiça
 
Com a reforma trabalhista, poderei receber só por produtividade?
 
Justiça do Trabalho realiza a VII Semana da Execução Trabalhista
 
Reforma trabalhista: veja ponto a ponto como ficou a lei aprovada pelo Congresso
 
Senadores analisam projeto de lei que destrava adoções no país
 
 
 
     
  Todos os direitos reservados a Debarba Advocacia
Desenvolvido por D.M System & Design.
Integração com o sistema de gestão advocatício Sisthemis
  Home  |  Quem Somos  |  Serviços  |  Localização  |  Trabalhe Conosco  |  Link's Úteis  |  Contato